Conheça as características do café com espuminha

Quem resiste a um delicioso café com espuminhaConfesso que se pudesse, eu tomaria uma jarra de 2 litros por dia; mas como não é bom para a saúde tomar essa quantidade toda, vou me conter a mostrar algumas dicas especiais sobre esse café maravilhoso. Vem comigo!

Um dos cafés que mais chama a atenção em qualquer cafeteria é aquele que tem uma espuminha cremosa.

Com certeza, muita gente fica tentada a tomar uma xícara de café quando essa espuma é bem grossa – e a vontade pode ficar maior ainda quando há chocolate em pó ou canela polvilhado.

Sem dúvida, tomar o famoso café espuminha é uma delícia, cai bem em vários tipos de clima e pode ser preparado na sua casa.

Entenda quais são as características do café com espuminha e curta uma xícara dele quando quiser.

Conheça as características do café com espuminha


Do que é feito o café com espuminha?

O café com espuminha, tradicionalmente, é um café expresso e pode-se usar o expresso longo (mais fraco) e o expresso curto (mais intenso).

Dentre os dois, talvez o expresso longo seja o mais adequado, até mesmo pela existência de mais espaço na xícara.

Uma vez que o expresso curto é bem intenso, a junção dele com a espuminha pode se tornar um pouco enjoativa para certos paladares.

É válido dizer que um café simples, coado em coador, também pode ser transformado em um “café com espuminha”.


O café com espuminha precisa ser adoçado?

O café com espuminha pode ou não ser adoçado, dependendo da preferência de quem vai beber.

Contudo, é necessário tomar cuidado: se a espuma receber um pouco de açúcar, o sabor doce na bebida em si deve ser menor.

Já no caso de quem adoça bastante o café, o melhor é que a espuminha não tenha nem um pouco de açúcar ou adoçante.

Outra coisa que ajuda a decidir se o café com espuminha será ou não adoçado é a possível cobertura.

Quem decide salpicar a espuma com chocolate granulado ou chocolate em pó deve evitar colocar açúcar ou adoçante na bebida, pois há o risco de ela ficar enjoativa.


Como preparar o café com espuminha em casa

O café com espuminha é bem mais fácil de ser feito do que muitas pessoas pensam.

Se o café utilizado é for comum, de coador, é só prepará-lo e assegurar que ele fique bem quente enquanto se faz a espuma; usar uma garrafa térmica é uma excelente opção.

Para a preparação da espuminha, é só usar um mixer e um pouco de leite preferencialmente gelado: coloca-se entre dois e três dedos do leite em um copo e deixa-se o mixer ligado até que ele se torne um creme.

Como preparar a espuminha sem mixer

Caso não se tenha um mixer, dá para fazer a espuminha com um bom batedor de claras em neve (lembrando-se de confirmar se ele não está com cheiro de ovo).

Novamente, coloca-se entre dois e três terços de leite em uma vasilha ou copinho e mexe-se com o batedor de claras em neve.

Nesse caso, será necessário imprimir força, coisa que ela dispensada com o mixer.

Como deixar a espuma mais cremosa

Para que a espuminha do café fique ainda mais cremosa, é indicado usar leite integral, mas também se consegue uma excelente espuma com as versões desnatado e semidesnatado.

Café com espuminha feito com cápsula

Além de fazer o café com espuminha usando o café coado normalmente em coador, dá para recorrer às cápsulas de cafeteira: para isso, é recomendado comprar as cápsulas em versão “expresso”, e a espuminha será feita automaticamente.

Uma observação é que essa espuminha não será tão densa e, quem a prefere mais encorpada pode fazer uma espuma extra e colocar por cima.


Dicas para saborizar o café com espuminha

Dicas para saborizar o café com espuminha

As características do café com espuminha tradicional incluem uma espuma feita unicamente de leite, ou seja, esse é o seu sabor básico.

Porém, as pessoas mais inventivas podem ter vontade de mudar um pouco essa receita e isso é possível: por que não colocar um sabor de canela na espuminha de café?

Para fazer isso, basta salpicar um pouco de canela no leite gelado antes de ser batido no mixer ou com o batedor de claras em neve.

Inclusive, a presença da canela em pó ajudará a deixar a espuminha densa mis rápido.

Caso queira, pode usar o sabor chocolate e, para isso, salpicar um pouco de cacau em pó ou de chocolate em pó.

Outra opção que também muda o sabor da espuminha para café e fica excelente é a essência: pode ser de amêndoa, de baunilha, etc. É só pingar umas gotas no leite gelado antes de ser batido.

Se você gosta do sabor básico de leite, mas quer uma coisa “a mais” no seu café espuminha, é só fazê-la da forma tradicional e polvilhar, como sugerido inicialmente.

Cabe dizer que o café com espuminha pode ficar bem colorido: é só colocar um confeito de chocolate no topo dessa espuma ou um pouco de granulado colorido.

Dessa forma, a bebida ganha uma característica mais alegre e fica atrativa até para quem não é muito fã de café.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *