Quais são as características do café média?

O café faz parte da cultura brasileira: além de o seu cultivo ter sido muito importante na agricultura do Sudeste, a bebida continua sendo largamente consumida a qualquer hora do dia, notoriamente no café da manhã.

Há diversas receitas de café e uma delas tem espaço garantido nas padarias: é o café média, também conhecido como pingado.

Aprenda já quais são as características do café média, porque ele é uma opção tão pedida e como deixá-lo mais gostoso.


O café média e o café pingado são a mesma coisa?

Muitos consumidores acabam pedindo o pingado achando que receberão o café média e vice versa.

Aliás, há padarias nas quais essa distinção não existe. De fato, ambas as versões do café são absolutamente parecidas, mas têm uma diferença importante: o creme.

O café média tem 50% de leite vaporizado e mais 50% de café, além de um pouco de espuma por cima.

Porém, o pingado tem muito mais café do que leite e, muitas vezes, não têm espuma.

Muitos apreciadores preferem o pingado porque gostam mais do sabor do café que do leite.

Além disso, quem não gosta de espuma de leite vaporizada também costuma optar por essa bebida.


Por que o café média é bem recebido pelo público?

Assim como o pingado, o café média tem um público muito fiel e existe um motivo: ele é excelente para quem não pode abusar de café, mas deseja uma bebida com um toque dele.

Com o pingado, o sabor do café se torna bem mais sutil por causa da alta quantidade de leite; com o café média, o gosto de tudo pode ser sentido, principalmente quando o café é do tipo extra forte ou forte.

Outro motivo para o café média ser tão popular é ele combinar com tudo: é possível consumi-lo com pão, com bolo, com pão de queijo, com broa, com salgados de padaria, com biscoitos e muito mais.

É bem fácil preparar o café média, além de várias lanchonetes e padarias vendê-lo. Inclusive, o seu preço não é alto.


Como é feito o leite vaporizado do café média

A vaporização do leite é o que torna o café média original: quando o leite e o café somente são misturados, é como se fosse uma versão mais “simples”.

Dá para fazer uma vaporização de muita qualidade com itens domésticos e não necessariamente com as máquinas das padarias.

Para fazer a vaporização do leite, basta ter um mixer comum e colocar nele um pouco de leite; muitas pessoas recomendam que este esteja gelado, mas dá para fazer a vaporização com a bebida morna também.

O processo é muito parecido com “bater chantilly”: o mixer deverá ficar ligado por alguns minutos, até que o leite se torne cremoso.

Para saber se a espuma já está vaporizada o suficiente, é só a pessoa colocar um pouco em uma colher e observar se, ao virá-la, a espuma cai.

O processo acima é igual para quem possui a tradicional cafeteira com vaporizador: Contudo, é obrigatório que o leite esteja bastante gelado.


Como fazer o café média perfeito

Para a preparação do café média original, é preciso:

  • Coar café, que pode estar adoçado ou não;
  • Enquanto se finaliza a coagem do café, coloca-se um pouco de leite para esquentar em fogo baixo;
  • Um pouco do leite é colocado no mixer ou vaporizado com o bico da cafeteira;
  • Coloca-se o café quente em um copo e mede-se a mesma quantidade de leite. Depois de misturar levemente, coloca-se a espuma vaporizada por cima.

Se o café já está adoçado, não é recomendado adoçar também o leite; já a espuma vaporizada deve ser sempre natural.


É possível para adicionar ingredientes ao café média?

Há quem coloque mais ingredientes no café média, como chocolate em pó.

Não é proibido que se façam essas adições, mas é claro que o café deixará de ser o média original e poderá se encaixar em outros tipos.

Quando se adiciona o chocolate, por exemplo, é possível classificar a bebida como mocha.

Quais são as características do café média


Dicas úteis para preparar um café média com qualidade

  • O mixer usado para vaporizar o leite precisa estar totalmente limpo: muitas vezes, as pessoas usam esse equipamento para fazer outras receitas. Se o ingrediente colocado no mixer for muito forte, o café média terá o sabor modificado;
  • É possível usar qualquer leite, inclusive o leite em pó, desde que a bebida esteja com a consistência adequada e sem pelotas. Alguns consumidores optam por usar o leite integral para a vaporização porque a espuma tende a ficar mais densa;
  • Consegue-se fazer o café média com o café “amanhecido”. Todavia, esse café tem um sabor considerado rançoso e, por isso, usar a bebida fresca é mais indicado;
  • Não se deve usar o leite se ele tiver qualquer indicado de azedume.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *