Como fazer café expresso no liquidificador

O café expresso é aquele que é feito do mesmo grão que o café tradicional, mas que vai se diferenciar pelo modo que é feito. O gosto e aroma são diferente exatamente porque é feito de outra forma, que no caso do café expresso é pela passagem de água quente, ao contrário de outros cafés, especialmente o café coado, em que é usado a água fervendo.

Então, é preciso fazer a utilização de máquinas especificas para preparar esse tipo de café expresso, pois a pressão necessita ser mais alto, de pelo menos 10 bars ou atmosferas.

O grão do café expresso é aproveitado em sua totalidade, sendo assim o líquido fica bem mais consistente, mais forte e até mesmo mais escuro, em comparação com o café coado, trazendo um sabor ainda mais acentuado e com uma qualidade maior.


Diferença entre café expresso e café coado

Como dito em acima, a principal diferença entre o café coado e o café expresso é no modo como eles são feitos. O café expresso vai ser feito em máquinas que são próprias para que eles sejam feitos e com água quente, e não fervendo, ao contrário do café coado. Além disso, e por conta disso, o consumidor vai conseguir notar uma grande diferença no sabor, no aroma e na consistência, sendo que o café expresso tem todos esses detalhes mais chamativos e acentuados, além de ser de mais qualidade.

A temperatura em que os dois tipos de cafés são feitos também são bem diferentes, inclusive, como explica, o café coado precisa de apenas quente, enquanto que o café coado faz uso de água fervendo.… Clique aqui para ler o artigo completo

Como fazer café expresso cremoso

O café expresso é aquele que é feito sim, do mesmo grão que o café tradicional, mas que vai, porém, diferenciar no modo como o feito. O gosto e aroma são diferenciados porque é é feito pela passagem de água quente, ao contrário de outros em que é usado a água fervendo.

Então, é necessário usar máquinas próprias para preparar esse tipo de café, pois a pressão precisa ser maior, de pelo menos 10 bars ou atmosferas.

O grão do café expresso é totalmente aproveitado, sendo assim o líquido fica bem mais consistente que o café coado, trazendo um saber bem mais acentuado e de mais qualidade.


Diferença entre café expresso e café coado

Como dito, a principal diferença é no modo como é feito. O café expresso vai ser feito em máquinas especificas para isso e com água quente, e não fervendo. Além disso, e por causa disso, vai ter uma grande diferença no sabor, no aroma e na consistência, sendo que o café expresso é de mais qualidade.

A temperatura em que os dois tipos de cafés são feitos também são bem diferentes.  O café coado é feito com a água em uma temperatura de, em torno, 90 graus Celsius até 95 graus Celsius. Já o café coado é aquecido a uma temperatura de 90 graus Celsius. Isso acontece exatamente porque a água do café expresso precisa sim ser quente, mas não fervendo.

O café expresso é também mais denso que o café coado. Isso acontece porque o café coado fica mais tempo na água e em uma temperatura mais quente.… Clique aqui para ler o artigo completo

Conheça 10 tipos de café e torne-se um especialista no assunto

Confira as diferentes formas de servir o café e como elas são conhecidas no Brasil

Café expresso, café com leite, média, pingado, capuccino, mocha. São tantas variações que fica até difícil escolher a mais saborosa. E se você está achando muito, então fique sabendo que ainda tem mais. Neste post vamos apresentar um guia completinho para você conhecer 10 tipos de café e entender como eles são servidos. Depois dessa leitura, você vai poder apreciar muito mais as diversas formas de tomar café.

10-tipos-de-cafe

1. Café expresso

cafe-expresso

O tradicional Café Expresso é servido apenas com o mais puro café, sem qualquer mistura com leite ou outro ingrediente. A famosa espuma que se forma sobre a bebida é originária do próprio grão moído, e é produzida no momento da extração.

2. Café com leite

cafe-com-leite

O Café com Leite não tem segredo. Ele é servido com uma proporção igual de café e leite fervido ou aquecido.

3. Capuccino

capuccino

Uma das preferências nacionais, o Cappucino é servido com proporções iguais de café, leite vaporizado e creme. A espuma cremosa que fica sobre o leite é produzida na própria vaporização da bebida láctea. Para ficar mais incrementado, o cappucino pode ser servido com canela ou chocolate em pó.

4. Mocha

mocha

Quem gosta de uma bebida mais docinha, vai curtir apreciar um Mocha. Ele traz uma combinação entre calda de chocolate, café, leite vaporizado e creme. É irresistível.

5. Pingado

cafe-pingado

Famoso nas padarias brasileiras, o Pingado é servido em um copo americano composto por uma grande quantidade de leite e um só um pouquinho de café por cima.… Clique aqui para ler o artigo completo

10 dicas de mestre para preparar um café expresso perfeito na sua casa

Confira as sugestões e anote o que você precisa fazer para extrair um café expresso delicioso na sua casa

Só quem aprecia um bom café e tem uma máquina de café expresso em casa sabe o quanto difícil reproduzir aquelas doses irresistíveis extraídas nas padarias e nas cafeterias. Parece até que eles fazem alguma coisa especial que não conseguimos descobrir. Mas seguindo essas 10 dicas de mestre para preparar o café expresso perfeito na sua casa, você vai conseguir alcançar um resultado incrível e vai se surpreender com a qualidade do café da sua máquina doméstica. Vale lembrar que as recomendações servem para equipamentos automáticos que tenham moedor de grãos, tá? Então vamos lá.

cafe-expresso-em-casa

1. Grãos de café

A escolha dos grãos é essencial para você conseguir extrair um café expresso “campeão”. Até os baristas experientes terão problemas para fazer um café gostoso com grãos de qualidade inferior. Quando for comprar, procure escolher aqueles que levaram mais tempo na torra. Os grãos de café arábica são um dos mais indicados para o preparo do expresso, pois eles trazem um equilíbrio intenso entre aroma, sabor e amargura.

2. Qualidade da água

Dê preferência sempre à água mineral. Mesmo se for retirada do filtro, a água ainda pode ter gosto. Antes de colocar na máquina de café expresso, você também deve verificar a temperatura. A água muito fria ou muito quente interfere diretamente no sabor do expresso. 90 graus de temperatura é o recomendável.

3. Quantidade de água

O café expresso tradicional deve ser servido com 50 ml de água.… Clique aqui para ler o artigo completo

Como preparar um Capuccino na Máquina de Café Expresso

Seja qual for o modelo da sua máquina de café expresso, um dos pontos fundamentais para se preparar uma xícara da bebida é buscar boas referências sobre os métodos para extrair um autêntico expresso com sabor e aroma irresistíveis. Para te ajudar nesta prazerosa tarefa, a partir de hoje vamos apresentar uma série de receitas caseiras que podem ser preparadas em uma máquina de café expresso.

Das mais tradicionais às mais ousadas, são dezenas de opções e variedades que valem a pena ser provados. Começaremos a coletânea de receitas com o bom e velho capuccino, uma variedade de café expresso relativamente simples de ser preparada.

Receita de cappuccino na máquina de café expresso

capuccino-maquina-cafe-expresso

Para preparar um capuccino na máquina de café expresso, você precisa vaporizar o leite para deixa-lo com aquela textura cremosa que adoramos. Mas você deve controlar a vaporização para evitar que o creme fique muito espesso. Tome cuidado também para não encostar a ponta do vaporizador da cafeteira no fundo da xícara, pois isso pode comprometer o resultado final. 1 centímetro de profundidade já é o suficiente, ok?

Preparamos um passo-a-passo para você preparar o seu capuccino delicioso. Confira:

  1. Coloque leite frio em uma leiteira para fazer a vaporização;
  2. Acione o vaporizador da máquina de café expresso e espere o vapor começar a sair;
  3. Leve a leiteira ao bico do vaporizador; o bico deve ficar sempre em uma das extremidades da leitura, e nunca no meio;
  4. Tire a leiteira do vaporizador quando o leite estiver bem quente e com bastante espuma;
  5. Adicione o leite cremoso em uma xícara grande preenchendo mais ou menos 3/4 dela;
  6. Coloque açúcar a gosto;
  7. Depois disso, você deve extrair o café expresso sobre o leite, de modo a preencher o restante da xícara;
  8. Se quiser, você pode colocar chocolate, canela ou outro ingrediente para dar um toque especial.
Clique aqui para ler o artigo completo