Como fazer café expresso cremoso

O café expresso é aquele que é feito sim, do mesmo grão que o café tradicional, mas que vai, porém, diferenciar no modo como o feito. O gosto e aroma são diferenciados porque é é feito pela passagem de água quente, ao contrário de outros em que é usado a água fervendo.

Então, é necessário usar máquinas próprias para preparar esse tipo de café, pois a pressão precisa ser maior, de pelo menos 10 bars ou atmosferas.

O grão do café expresso é totalmente aproveitado, sendo assim o líquido fica bem mais consistente que o café coado, trazendo um saber bem mais acentuado e de mais qualidade.


Diferença entre café expresso e café coado

Como dito, a principal diferença é no modo como é feito. O café expresso vai ser feito em máquinas especificas para isso e com água quente, e não fervendo. Além disso, e por causa disso, vai ter uma grande diferença no sabor, no aroma e na consistência, sendo que o café expresso é de mais qualidade.

A temperatura em que os dois tipos de cafés são feitos também são bem diferentes.  O café coado é feito com a água em uma temperatura de, em torno, 90 graus Celsius até 95 graus Celsius. Já o café coado é aquecido a uma temperatura de 90 graus Celsius. Isso acontece exatamente porque a água do café expresso precisa sim ser quente, mas não fervendo.

O café expresso é também mais denso que o café coado. Isso acontece porque o café coado fica mais tempo na água e em uma temperatura mais quente. O café expresso também consegue ser mais cremoso, especialmente se feito da forma correta, manuseando de forma certa a máquina ou, até mesmo, deixando o leite mais cremoso. Veja abaixo como fazer um café expresso cremoso e muito bom.


Passos de como fazer café expresso cremoso

Como fazer café expresso cremoso

Fazer café expresso não é difícil, basta seguir alguns passos importantes. Veja quais são eles:

  • Primeiro, é necessário esquentar leito do seu gosto, mas de preferência, leite semidesnatado ou desnatado. É necessário colocar a quantidade que você quer em uma caneca ou um copo que possa ser esquentado no micro-ondas, por em torno de 45 segundos.
  • Em seguida, é só colocar o leite quente na sua cafeteira, desde que tenha um pressionador e um recipiente de vidro.
  • Depois, é necessário bombear o leite dentro da cafeteira usando o pressionador. O movimento vai ser de subida e descida dentro do recipiente. Dessa forma, ele vai dobrar de volume e ficar cremoso.
  • Por fim, coloque o café expresso no seu leite cremoso, obtendo um café cremoso.

Porém, é possível também fazer café expresso cremoso diretamente do café. Para isso, é preciso que o café expresso seja de qualidade e, de preferência bem escuro. A temperatura precisa ser alta também, pois ela vai influenciar diretamente no sabor.

Como por exemplo, a água tem que ser esquentada em uma temperatura de 90 graus. A maioria das máquinas de café possuem um termostato que fazem com que a água consiga alcançar essa temperatura e a manter também, enquanto a máquina permanece ligada. Então, quando o café inicia a ser feito, o termostato já acende para que a água seja esquentada.

Outra dica para conseguir obter um bom café expresso é o modo do manuseio da máquina. O manuseamento precisa ser correto para conseguir ter um café expresso cremoso. É preciso limpar o manipulo da máquina com água antes de tirar o café. Então, é preciso que o manípulo fique seco por completo quando a máquina for ser usada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *