Como fazer café expresso no liquidificador

O café expresso é aquele que é feito do mesmo grão que o café tradicional, mas que vai se diferenciar pelo modo que é feito. O gosto e aroma são diferente exatamente porque é feito de outra forma, que no caso do café expresso é pela passagem de água quente, ao contrário de outros cafés, especialmente o café coado, em que é usado a água fervendo.

Então, é preciso fazer a utilização de máquinas especificas para preparar esse tipo de café expresso, pois a pressão necessita ser mais alto, de pelo menos 10 bars ou atmosferas.

O grão do café expresso é aproveitado em sua totalidade, sendo assim o líquido fica bem mais consistente, mais forte e até mesmo mais escuro, em comparação com o café coado, trazendo um sabor ainda mais acentuado e com uma qualidade maior.


Diferença entre café expresso e café coado

Como dito em acima, a principal diferença entre o café coado e o café expresso é no modo como eles são feitos. O café expresso vai ser feito em máquinas que são próprias para que eles sejam feitos e com água quente, e não fervendo, ao contrário do café coado. Além disso, e por conta disso, o consumidor vai conseguir notar uma grande diferença no sabor, no aroma e na consistência, sendo que o café expresso tem todos esses detalhes mais chamativos e acentuados, além de ser de mais qualidade.

A temperatura em que os dois tipos de cafés são feitos também são bem diferentes, inclusive, como explica, o café coado precisa de apenas quente, enquanto que o café coado faz uso de água fervendo. De toda forma, é interessante saber que, o café coado é feito com a água em uma temperatura que pode ser, em torno, 90 graus Celsius até 95 graus Celsius, normalmente não passo muito desse último. Já o café coado é feito a uma temperatura de 90 graus Celsius sempre, não passando dessa temperatura, nem para mais e nem para menos. Isso ocorre porque a água do café expresso precisa sim ser quente, mas não fervendo.

O café expresso é também consegue ser mais denso que o café coado. Isso acontece porque o café coado fica por um tempo maior na água e em uma temperatura mais quente, o que acaba dissolvendo, de certa forma, mais os grãos.  O café expresso também é um pouco mais cremoso, especialmente se feito da forma certa. Não é difícil de fazer com que o café expresso fique cremoso. Além disso, tem várias formas de fazê-lo.


Passos de como fazer café expresso no liquidificador

Como fazer café expresso no liquidificador

Não é difícil de fazer café expresso no liquidificador. É bem fácil e é uma receita que vale muito a pena.

Veja a seguir um passo a passo de como fazer:

  • Primeiro, é preciso fazer o café expresso de acordo com a forma que ele deve ser feito. Com água em uma temperatura de 90 graus Celsius e apenas quente, não fervendo. Esse passo é preciso para que o café fique com a consistência, o aroma e o saber que são as características do café expresso
  • Depois é preciso colocar no liquidificador junto com o açúcar e bater durante em torno de 15 a 20 minutos, até que ele fique com a consistência de um creme.
  • Depois, coloque esse creme no congelador. Fique tranquilo de que ele não vai endurecer, mas sim ficar cremoso, parecendo sorvete.
  • Para tomar, basta colocar a quantidade que você deseja, em torno de duas colheres é o ideal, em uma caneca, xícara ou copo com leite quente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *