O café mocha é um dos tipos de café mais saborosos, mas não todos que conhecem essa maravilha; neste texto nós explicamos suas principais características e explicamos como funciona o preparo
Com toda a certeza, o café é a bebida mais conhecida entre os brasileiros e, aliás, ela é consumida em quase todo o mundo.
Com tantas pessoas preparando-o e tendo culturas diferentes, é normal que surjam variações: com mais ou menos cafeína, com leite, com chantilly e até mesmo com chocolate.
É o caso do café mocha, que pode ser visto em muitos lugares como “moca”. Ele é bastante saboroso e pode ser degustado até por crianças, desde que sem exagero.
Se você nunca o experimentou, fique informado agora de quais são as características do café mocha.
Principais atributos do café mocha
A preparação desse tipo de café utiliza medidas certas de ingredientes:
- 1/3 de leite vaporizado;
- 1/3 de café expresso;
- 1/3 de calda de chocolate, chocolate derretido ou chocolate em pó.
Não é necessário misturar os três ingredientes: caso contrário, será como se a pessoa estivesse preparando uma vitamina.
Basta colocá-los em sequência no copo ou xícara e eles mesmo se integram; se for usado chocolate em pó, não precisa misturar porque ele se integrará ao leite.
Leite vaporizado para o café mocha
Quem faz mocha em casa pela primeira vez tem algumas dúvidas normais, e a primeira é sobre o leite vaporizado.
É claro que todos que vão a cafeterias veem a máquina especial de café e o bico para fazer a vaporização; por causa disso, há quem pense que não dá para fazer leite vaporizado em casa, mas dá.
Na verdade, o leite vaporizado se torna uma espuma. Para fazê-la, há algumas opções, como colocar o leite no mixer por alguns minutos, recomendando-se usar o leite gelado.
Para quem não tem o mixer, é possível usar um pote de vidro que tenha tampa: colocando um pouco de leite nele, basta ficar chacoalhando com força por alguns minutos para que a espuma comece a ser visível.
Café expresso para o café mocha
A respeito do café expresso, todas as pessoas que têm máquina de café em casa podem prepará-lo: é só comprar a cápsula.
Quem não tem a cápsula, pode tomar café mocha do mesmo jeito: a bebida pode ser feita com café comum, sendo importante que ele esteja quentinho e fresco.
Como o chocolate já é bastante doce, o melhor é que se coloque menos açúcar na hora de preparar o café.
Se o mocha for feito com calda de chocolate ou com chocolate ao leite, pode ser melhor até que o café não tenha açúcar nenhum para que a bebida não fique enjoativa.
Quem tem preferência por um mocha mais forte pode usar cacau em pó em vez do chocolate.
O seu sabor é mais amargo, mas delicioso, sem contar que o cacau é bem menos engordativo.
Dessa forma, as pessoas que estão controlando as calorias podem degustar a bebida sem preocupações.
É possível adicionar ingredientes ao café mocha?
Uma bebida quente na qual se use chocolate é bem cremosa e isso faz com que as pessoas tenham o desejo de colocar confeitos em cima, um canudinho de waffle, um pedaço de chocolate, etc.
Todos esses adicionais são personalizações, pois o mocha original só leva o leite vaporizado, o café e o chocolate.
Não há problema em personalizar a receita, mas deve-se ter cuidado porque todas as opções citadas acima podem deixá-la excessivamente doce.
Com isso, ela poderá causar diarreia, aumentar o nível de açúcar, atrapalhar o sono e deixar as crianças hiperativas.
O melhor é combinar corretamente a receita e as personalizações possíveis: quem deseja colocar confeitos em cima da bebida deve usar cacau em pó na preparação, já que ele é menos doce.
Quem usa calda de chocolate, mas quer incrementar a parte de cima do mocha pode optar por fazer um pouco mais de leite vaporizado e colocar a espuma como finalização.
Crianças podem tomar café mocha?
Tradicionalmente, as pessoas acreditam que o café é prejudicial às crianças porque é muito forte.
Inclusive, há várias crianças que nem mesmo gostam do sabor do café e é justamente por isso que o mocha é mais aceito: porque o gosto do café é bem menos acentuado.
Em compensação, a bebida tem uma fração de chocolate, ou seja, ela fica mais atrativa até para muitos adultos.
Degustar o mocha em dias de frio é o mais recomendado, já que a melhor versão dessa bebida é a quente; não é impossível ingeri-lo frio, mas o seu sabor não é tão agradável.
Por que fazer o mocha em casa vale a pena?
É claro que comprar um café mocha é bem mais simples do que preparar a bebiba em casa, mesmo que não se trate de uma receita complicada.
Contudo, essa variação do café não é muito barata nas cafeterias: na tradicional Starbucks, por exemplo, a bebida pode custar de R$ 10,50 até R$ 15,50.