Quais são as características do café panna?

O café panna é uma variação do café comum que tem lugar garantido na Austrália, nos Estados Unidos, na Itália e em outras partes do mundo.

No Brasil, porém, a receita não é muito conhecida e várias pessoas fazem cara de espanto quando dão de cara com ela.

Ideal para quem aprecia a combinação de algo bem doce com um sabor mais amargo, o café panna é excelente para os dias frios e, no aspecto histórico, ele é mais antigo até que o cappuccino.

Quais são as características do café panna?


Café panna é o mesmo que café com chantilly?

No Brasil, quem o consome o café panna costuma chama-lo de “café com chantilly”, mas a tradução correta é “café com creme”.

De fato, trata-se de creme de leite batido, o que realmente é um tipo de chantilly, sendo este colocado em quantidade generosa por cima do café expresso.

De acordo com a tradição, é preciso que o café panna seja degustado em uma xícara de café por causa da quantidade específica de bebida que cabe nela e a correta proporção com o chantilly ou creme.

Todavia, há lugares do mundo nos quais se toma o café panna em um copo usado para o latte.


Principais características do café panna

A maior característica do café panna é a mistura do sabor intenso do café expresso e do adocicado comum do chantilly.

Quando se leva a xícara à boca, a primeira sensação que se tem é o macio e doce do creme; assim, quando o café finalmente é degustado, ele está com o gosto da sua torra ainda mais forte.

O consumo de café em associação com o doce é visto em quase todas as cafeterias e estas se valem exatamente desse truque: oferecer algo mais doce ao paladar (muitas vezes, uma pequena bolacha ou um chocolate, que é até cortesia) para que o sabor da bebida seja intensificado.

O café panna é bastante eficiente nesse aspecto porque já traz o elemento doce por si só.


Proporção correta entre café e creme

Uma das características do café panna tradicional é a sua xícara, que deve ser a de café comum. Isso já permite entender um pouco da proporção entre a bebida e o creme para que a receita esteja correta.

Primeiro, a xícara de café não é muito funda; em segundo lugar, a quantidade de creme colocado por cima da bebida é generosa.

Dessa maneira, seria possível usar como proporção 2/3 de café expresso e 1/3 de creme.

É claro que se pode servir o café panna em outras xícaras ou até em copos, mas a proporção mencionada não deve ser esquecida.


É possível fazer o café panna sem o expresso?

O café expresso é a base para o panna e trata-se do café servido nas máquinas, bastante forte.

Todavia, o consumidor pode usar o café coado em casa para fazer essa bebida, com a ressalva de escolher a torra mais forte o possível.

Para quem tem cafeteiras em casa, fazer o café expresso é mais simples do que se imagina: a maioria das marcas de cápsulas para cafeteira tem o sabor “expresso” dentre as opções.

Desse modo, o café ficará com a mesma cremosidade na sua parte superior (que não pode ser confundida com o creme) e apresentará o sabor intensificado característico.


Como preparar o creme para o café panna

As características do café panna são torra forte e o creme. Como dito, muita gente usa o chantilly para essa receita e não há problema, mesmo que seja a versão industrializada.

Neste caso, deve-se colocar a mistura para chantilly em uma batedeira e seguir as instruções do fabricante.

No entanto, é possível fazer café panna usando creme de leite fresco: para transformá-lo em chantilly, é só colocá-lo na batedeira e esperar que ele fique consistente.

Apesar de o chantilly ser muito popular no preparo do café panna, o creme tradicional é feito de outro modo: ele também usa creme de leite fresco, mas ele deve ser mexido com o batedor de ovos ou com um mixer. A consistência e o sabor desse creme serão bem diferentes do chantilly.

É importante dizer que o creme usado no café panna não é o mesmo usado no cappuccino, por exemplo: nas outras bebidas, o creme é feito de leite vaporizado e não de creme de leite.

Como preparar o creme para o café panna


Dicas para preparar o café panna

Basicamente, o café panna é um dos mais fáceis de fazer, bastando colocar uma colher generosa de creme ou de chantilly sobre os 2/3 de café.

Porém, esse creme ou chantilly precisa estar consistente: deve ficar como uma nuvem sobre o café e, se estiver mole demais, será apenas “líquido em cima de líquido”.

Há quem prefira deixar o café sem açúcar algum para apreciar apenas o gosto do creme.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *