Quais são as características do café com leite?

O café com leite está no cardápio do brasileiro de todos os lugares.

É só dar uma passada em qualquer padaria de manhã para conferir quantas pessoas estão tomando essa bebida, normalmente acompanhada de pão com manteiga.

O café com leite também é feito em casa por muita gente e, mesmo sendo uma bebida simples, tem as suas características.

Fique sabendo aqui quais são elas e os truques para um excelente café com leite.


A origem do café com leite

Se as pessoas podem degustar essa mistura, devem agradecer aos moradores dos Países Baixos, área europeia que criou o café com leite.

Havia muitos produtores de leite por ali e o café puro era consumido de forma intensa no continente; sendo duas bebidas muito presentes na vida dos europeus (o leite e o café), não demorou muito para que alguém tivesse a ideia de misturá-los no mesmo recipiente.

Foi na década de 1950, porém, que o café com leite se tornou mais largamente consumido, inclusive porque as pessoas começaram a dispor de leite em pó.

Antes disso, aqueles que não estavam próximos a regiões leiteiras e nem tinham contato com elas eram obrigadas a consumir o café puro, tradicional.

Quais são as características do café com leite?


Como o café com leite é servido?

O café com leite tem a sua versão um pouco mais sofisticada e a versão mais comum.

Na primeira, é misturado o leite vaporizado e o café expresso, enquanto a versão mais simples leva leite quente e o café expresso.

Como se percebe, o que diferencia as duas versões da bebida é o leite estar ou não vaporizado.

Em casa, as pessoas não costumam usar café expresso para fazer café com leite: e utilizado o café comum, com o pó comprado no supermercado e coado em cafeteiras simples ou em coadores manuais.

Já nas padarias, a versão simples do café com leite (sem o leite vaporizado) também é a mais consumida.


Como preparar o café com leite

O café com leite é uma variação de café que todo mundo pode fazer e em poucos minutos.

Versão simples

Se for a versão mais simples, é só misturar o café já pronto e adoçado (se a pessoa o consome assim) e o leite morno.

A quantidade de cada um depende do sabor que se quer na bebida: quem prefere o café com leite mais fraco deve apostar em uma quantidade maior de leite.

Versão sofisticada

Para fazer a versão mais sofisticada do café com leite é necessário aprender a vaporizar: é só colocar o leite gelado em um mixer e batê-lo até que se crie uma espuma.

É importante não colocar muito leite: menos da metade de um copo é o ideal e pode-se vaporizar até menos que isso.

Se não há mixer, a pessoa pode usar um batedor de ovos: é só por a medida de leite mencionada em um recipiente e bater rapidamente, como se faz com o chantilly, até que se crie a espuma.

Como é mais simples fazer a vaporização do leite gelado, esse tipo de café com leite não fica muito quente; dessa forma, a receita é boa para quem quer tomar a bebida em dias mais quentes ou mesmo para quem a prefere morna.

Para um café com leite mais sofisticado e bem quente, uma opção é fazer a receita tradicional (com leite quente sem vaporizar) e colocar um pouco da espuma vaporizada por cima.

Utilize café fresco na receita

Sempre que se faz uma bebida à base de café, é recomendado que este seja fresco: quando o café já está envelhecido, o seu sabor se modifica e fica bem desagradável.

Há ainda cápsulas sabor café com leite, que devem ser usadas em maquinas caseiras de café.


O que vai bem com café com leite?

O café com leite mais sofisticado também costuma acompanhar quitutes mais chiques, tais como bolos ou croissant.

Por outro lado, o café com leite tradicional pode ser consumido com uma infinidade de acompanhamentos: pão de queijo, pão com manteiga, salgados diversos e mais.

O que vai bem com café com leite?


Benefícios do café com leite à saúde

As características do café com leite incluem os seus benefícios à saúde: cada copo ou xícara ingerida acrescenta antioxidantes ao nosso corpo, sendo estas as substâncias que ajudam a reduzir o envelhecimento de todas as células.

O café com leite também tem proteínas, vitamina A, cálcio e vitamina B: essas substancias ajudam o sistema imunológico, reduzem infecções, favorecem os músculos e o sistema nervoso, dentre outros.

Os benefícios do consumo do café com leite são perdidos se a bebida é excessivamente adocicada: neste caso, há o risco de aumento de peso e de desenvolvimento de diabetes.

Os portadores de doenças cardíacas ou insônia devem ter baixo consumo de café com leite ou este deve ser bastante fraco.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *