Quais são as características do cappuccino?

O cappuccino é uma excelente opção de bebida para o frio, apesar de muita gente também o consumir nos dias mais quentes também.

Por ser doce, costuma ser ingerido até por quem não gosta de café, e as suas receitas variam um pouco: quem quiser incrementar um pouco essa bebida pode colocar chantilly e polvilhar chocolate.

Aprenda agora quais são as características do cappuccino e como prepara-lo.


Cappuccino em pó

Quem vai ao mercado, certamente, vê embalagens plásticas com cappuccino em pó: para prepara-lo, as pessoas só têm de dissolver algumas colheradas em água quente.

Essa mistura é bastante usada por quem deseja uma bebida quente e que seja fácil de fazer, além de ser a solução também em padarias e outros estabelecimentos.

Assim, em vez de eles prepararem a receita natural do cappuccino, eles apelam para o pó industrializado, cujo sabor realmente é aproximado.

Quais são características cappuccino?


Principais características do cappuccino

Para começar a falar das características dessa bebida, deve-se compreender do que ela é feita: a receita utiliza leite, café e espuma de leite; esta, algumas vezes, é substituída por chantilly.

A primeira característica dessa bebida é a cremosidade: ingerida quente ou fria, ela tem de ser bastante cremosa.

Quem criou essa bebida foram os italianos e a sua receita não usa tanto doce, ou seja, o café não deve estar excessivamente adoçado e não se acrescenta mais nada de açúcar.

Aliás, uma curiosidade interessante é que muitos dos italianos ingerem essa bebida de manhã, da mesma forma que os brasileiros costumam ingerir o café.

Como já mencionado, há consumidores que gostam de deixar o cappuccino mais interessante polvilhando chocolate, mas há também quem polvilhe canela.

Usar essa especiaria é ótimo para que o sabor doce seja equilibrado e a bebida não se torne enjoativa.

Há pessoas que confundem o cappuccino e o mocaccino e o motivo é que as duas bebidas levam leite. Contudo, o mocaccino deve ter uma calda de chocolate, coisa que não faz parte do cappuccino.


Cappuccinos decorados

Diversas cafeterias pelo mundo conseguem fazer desenhos usando a espuma do leite e, com isso, elas criam cappuccinos personalizados.

Normalmente, quem consegue fazer esses desenhos são os profissionais baristas, já que é preciso densidade específica da espuma de leite para que a figura se forme e não se dissolva na bebida.

No Japão, por exemplo, existe uma cafeteria que imprime a foto do consumidor usando a espuma de leite.

Dessa forma, os clientes consomem um cappuccino totalmente personalizado, inclusive porque a foto é tirada na hora, na máquina de fotografia que também é disponibilizada pelo estabelecimento.

No Brasil, porém, os desenhos que são feitos nos cappuccinos são mais simples: predomina o coração, havendo desenhos de sol e de pequenos animais também.


Como fazer cappuccino

Para fazer a espuma do leite, os estabelecimentos costumam usar a função “vaporizar” das cafeteiras.

Porém, dá para fazer uma versão simples do cappuccino em casa e, principalmente, uma versão bastante gostosa.

Os ingredientes são:

  • Café solúvel (5 colheres de sopa);
  • Açúcar (4 colheres de sopa);
  • Bicarbonato de sódio (1 colher de chá);
  • Leite em pó (1 xícara de chá);
  • Chocolate em pó (2 colheres de sopa);
  • Canela (1 colher de chá)

Modo de preparo

Em um liquidificador, todos os pós acima serão misturados por igual. No caso de o consumidor não ter um liquidificador, pode misturar à mão, mas é fundamental que o pó se torne de cor homogênea.

Essa mistura tem de ser guardada em uma lata ou pote totalmente vedado, longe de umidade e do sol. O melhor lugar para armazenar a mistura para cappuccino é dentro de um armário.

Quando a pessoa quiser degustar o cappuccino, é só ferver um pouco de água, colocar em uma xícara e dissolver nela 2 colheres de sopa da mistura.

É possível fazer até 10 xícaras da bebida. Cabe salientar que não se deve usar água fria porque ela não dissolverá totalmente o pó.


Como fazer cappuccino com vaporizador

Para quem possui um vaporizador de leite em casa, dá para fazer a receita original italiana:

  • Primeiro, é preciso colocar café em um terço de xícara. Recomenda-se que o café esteja fresco, mas dá para ser o café requentado também;
  • Deixa-se um pouco de leite integral quente em uma caneca à parte;
  • Pega-se um pouco de leite gelado e usa-se o vaporizador para que ele fique cremoso;
  • Depois, é só colocar o leite quente sobre o café e finalizar com a espuma de leite.

Quem não tem um vaporizador pode apelar para um mixer também: é indicado que o leite esteja quente e dá para fazer a espuminha desejada em 20 segundos.

Quais são características cappuccino?


O que servir para acompanhar cappuccino?

Muitos quitutes ficam maravilhosos com o cappuccino, como cookies, bolos de diversos sabores, biscoitos amanteigados e mais. Para lanche salgado, uma boa dica é escolher um pão de queijo saboroso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *